domingo, 17 de julho de 2011

Proposta: construção de uma nova rede!

        
         A tecnologia está em tudo, a toda hora, em qualquer lugar. Ela nos ajuda e complica como pessoas e como sociedade. É importante estarmos atentos, individual e coletivamente, para utilizá-la de forma sensata, equilibrada e inovadora.
          Na educação creio que já superamos a fase da desconfiança radical da tecnologia, mas o deslumbramento, o encantamento e a expectativa de que ela possa resolver magicamente nossos problemas é uma outra forma simplista de alimentar novas e perigosas dependências.
          Hoje, é desafiador aprender a equilibrar a demanda de incessante informação instantânea e comunicação virtual com a convivência afetiva e carinhosa com as pessoas com as quais nos relacionamos no espaço familiar, profissional e de lazer, aprendendo também a encontrar tempo para meditar, refletir e descansar de forma simples e desconectada da tecnologia (José Manuel Moran).
          Nós, professores/as, juntamente com os/as alunos/as, com os/as funcionários/as, com as famílias já constituímos uma rede no Elisa!

          Só nos faltava marcar nossa presença na web.

          Por que isso é importante?

         Talvez o vídeo que segue nos ajude a responder...





        Estamos pront@s para ensinar e aprender a pesquisar, a nos comunicar, a publicar  e  a aprender em rede?

9 comentários:

  1. é muito importante estarmos envolvidos na tecnologia assistiva

    ResponderExcluir
  2. É de grande importância a apropriação dessas tecnologias para uso em favor da construção do conhecimento em nossa escola. Para isso é preciso que tenhamos uma educação contínua do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação onde possamos aprender e partilhar experiências para que nossas ações possam se converter em aprendizagens significativas para nós e para os alunos. Maristela.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comunicar-me com outras pessoas e poder interagir.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de compartilhar idéias ou sugestões sobre trabalhos aplicados em sala de aula com alunas da escola normal.

    ResponderExcluir
  5. Estamos começando a nos familiarizar com os recursos...Mari Lea

    ResponderExcluir
  6. Para nós professores(com excessões), ainda é bastante desafiador o uso do computador em sala de aula. Precisamos nos adequar a essa realidade, pois, a tecnologia está presente em praticamente todo nosso dia.

    ResponderExcluir
  7. É muito importante a tecnologia para nosso crescimento pessoal e profissional.Cleiva

    ResponderExcluir
  8. Tenho toda a boa vontade do mundo para aprender, pois sou consciente das vantagens e benefícios para todos os envolvidos em educação dessas ferramentas que estão a nossa disposição.Mas que dificuldade...(Sonia Saldanha)

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de compartilhar com os colegas de assuntos relacionados com a educação.

    ResponderExcluir

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!
Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção "Nome/URL". Não é obrigatório preencher a URL.
A opção "ANÔNIMO" permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.