terça-feira, 4 de outubro de 2011

Encontro 3



 O processo de apropriação das TIC é alterado quando o professor começa a participar de redes sociais online. Em especial quando estas redes são públicas e redes de professores. A construção de uma presença online e a reflexão sobre a própria prática em diálogo aberto com seus pares tende a ampliar a compreensão sobre as TIC e os desafios da vida e da educação mediada por elas. A presença online do professor pode ser construída de diversas formas (...) (Suzana Gutierrez).
     Colegas!

     Peço licença, pois vou começar nosso terceiro encontro falando um pouco de mim. :-)

     Somente em 2008, instalamos internet em casa...

     Certa vez, buscando por Graciliano Ramos e “Vidas Secas”, encontrei a Blogosfera da Marli  e me encantei: era isso que eu procurava!

    Como professora de língua e literatura, sempre busquei alternativas para tornar menos artificiais as práticas de escrita dos/as alunos/as... e o blog como suporte de texto, com possibilidade de leitores reais, de interação, caiu como uma luva!

     Eu disse na época:
Durante um tempo espiei blogs por aí... tanta coisa interessante... instigante... comovente... criativa... A vontade/necessidade de interagir foi me impregnando...
Na verdade adiei o quanto pude - sempre achei que blogar implica compromisso, demanda tempo... Mas percebi - finalmente! - que esse tempo (e tantos outros) precisa ser construído (cavado!) por mim. E aqui estou: feliz! conjugando um verbo novo... e, o que é mais legal, experimentando a autoria! E como a web nos impulsiona à interação... espero teus comentários!
     De verdade, comecei o Ufa! para aprender o funcionamento dos blogs. Quando falo em funcionamento, quero dizer a parte "mecânica" mesmo: inserir uma coisa e outra.

     Pensava que isso bastava para ser uma professora inovadora e já poderia propor a novidade para os alunos.

     Só não previa mais descobertas: me vi autora, (antes, escrevia muito pouco, algum trabalho para um curso aqui, um plano de aula ali, algum comentário em textos de alunos...); me vi acolhida por um grupo de colegas blogueiros e percebi o blog como espaço de diálogo!

     Posso dizer mais, a partir do blog, minha presença online se estendeu, comecei a interagir em listas de discussão, em chats, em fóruns, em outras interfaces de redes sociais; me sinto pertencente a um grupo que instiga minha curiosidade e me impulsiona a aprender sempre.

     É isso que desejo compartilhar  com vocês,  para que, também, se engajem em redes de aprendizagem online!

     Deixo algumas questões (para ser respondidas nos comentários): o que entendes por ampliar/construir a presença online? achas isso importante? por quê? quais tuas ações na web no sentido de construir/ampliar a presença online?  percebes algumas mudanças desde o Encontro 1? quais? que limite (s) precisas superar? o que podes (podemos) fazer para superar esse (s) limite (s)?

21 comentários:

  1. Laura Barreneche Lhamby4 de outubro de 2011 às 14:46

    Estar presente em rede significa fazer uso das diversas opções que a internet nos proporciona, sair do papel e navegar por caminhos novos, para nós desconhecidos, mas que nos abrem milhares de possibilidades e nos põem em contato com muitas pessoas, conhecidas e desconhecidas. Dessa forma, nos proporciona trocas e descobertas novas e interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Presença online é estar inserido no mundo digital que pra mim é "real"; se não usamos as novas tecnologias estamos fora dum mundo que pra mim já é uma realidade.

    ResponderExcluir
  3. É trilhar por novos caminhos...É ter o mundo em nossas mãos (olhos, ouvidos,...) sem sair do lugar. É compartilhar experiências com pessoas de qualquer lugar, em qualquer tempo... Nossa, quando comprei meu primeiro computador em 1993 (quanto tempo!!!!) nunca sonhei com este alcance! Estou procurando fazer a tarefa de "achar" um tempinho durante o dia (ou à noite) e praticar. Já estou confabulando com minhas "minhoquinhas" e pensando em como usar melhor estas ferramentas com meus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Presença online é um mundo de possibilidades, sem limites e .......

    ResponderExcluir
  5. o mundo digital nos proporciona possibilidades de novos conhecimentos e descobertas interessantes.

    ResponderExcluir
  6. Penso que construir/ampliar a presença online é participar das interfaces de redes sociais como diz nossa prof. Isso é importante porque vamos experimentando a autoria de maneira informal; interagindo com outras pessoas que nos desafiam, que compartilham dos mesmos interesses, vamos aprendendo a trabalhar de forma colaborativa, ampliando nossa visão de mundo a partir das trocas. Minhas ações na Web são poucas, quase nenhuma até agora - restritas ao orkut, pesquisa no google, email. Houve mudança, claro, desde o encontro 1 porque eu estou entendendo o que é presença online e como isso é gostoso. Agora sei o que significa o espaço para comentários que eu achava que era algo sem nenhuma importância. Ainda preciso superar a dificuldade do tempo para acessar, mas sei que é uma questão de prioridade, já que consigo fazer tantas outras coisas.O grupo de estudos é uma forma de superar esse limite porque vamos nos entusismando com o diálogo.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim é estar interligado com o mundo e é claro agora com vocês...mas me limito muito porque me falta um pouco de prática.Tenho vontade de aprender mais e mais,sinto que resisto e dou a desculpa de falta de tempo.

    ResponderExcluir
  8. Construir minha presença na rede é fazer uso de todas as ferramentas que a internet nos traz. Não fazer uso das tecnologias é ficar fora de um mundo que se transforma todos os dias.Podemos conversar e discutir com professores da mesma área e que tem idéias que podem nos abrir horizontes.

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida a presença online é fundamental para nós profesores, neste momento em que as tecnologias fazem parte da rotina de nossos alunos, fica muito dificel conseguirmos prender atenção deles, sem nos aliarmos a estas novas ferramentas.
    Minhas ações, reconheço, são poucas ainda, mas com estes encontros, estou me sentindo motivada e confiante de que posso aprender a lidar com esta nova realidade.

    ResponderExcluir
  10. Bom,para começar a raciocinar,conectar os mil pensamentos que estão passando pela minha cabeça preciso de um tempo.Estava bem resistente quanto a iniciar e me render as "tecnologias",pois apesar de ser um recurso maravilhoso para trabalhar,não via como interagir com as alunas,mas agora que iniciei... Mari Lea

    ResponderExcluir
  11. Acho que seria quando possível, estar participando, emitindo comentários, colaborando com material fruto de nosso trabalho. É bem importante porque torna-se uma forma de comunicação que nos aproxima e também nos ajuda, fazendo-nos criar o gosto por leituras. Já percebo mudanças nesse sentido, o de comunicação, mas tenho muito a aprender, com estas ferramentas, é tudo muito novo...
    Mas estou gostando.

    ResponderExcluir
  12. O mundo digital é algo relativamente novo para nós educadores( ou para mim). Dentre tantas outras formas de comunicação, desponta como uma alternativa que inicialmente assusta pela rapidez com que acontece. Agora e nos próximos tempos vai ser difícil viver e conviver sem ela. Mas não pode ser a única forma, cabe a nós estabelecermos a forma mais apropriada para o momento.

    ResponderExcluir
  13. É importante ampliar nossa rede on line e poder interagir remotamente!Houve muita evolução do encontro 1 até o 3. A gente só aprende praticando. è muito legal aprender coisas novas e estar conectado no mundo digital

    ResponderExcluir
  14. Ampliar/construir a presença online é fazer parte das redes sociais existentes, interagir com as pessoas conhecidas, desconhecidas, pessoas que estão perto e longe, não importa a distância, o importante é que essa ferramenta facilitou e muito na comunicação en.tre as pessoas,agora o difícil é viver sem ela

    ResponderExcluir
  15. para eu crescer e ser diferente e inovadora quero muito usar essas tecnologias e postar meus trabalhos que são muitos e se perdem com o tempo e ninguém vê. Eu sei que tenho que me empenhar mais faço esse esforço pois acho que vale a pena a tecnologia bate a nossa porta e quem não abrir vai ficar fora.Peço muito amiga que tenha paciência comigo e me ajude .obrigada amiguinha.bjssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Colegas do Grupo!

    Fico bem entusiasmada com as falas de vocês aqui nos comentários!
    Minha utopia possível - bah, tri freirena! - é compartilhar com vocês o processo que vivenciei, intuitivamente, de internalização das TIC!
    E, quem sabe muitos de vocês, também, experimentem essa delícia que é aprender em/na rede!!!
    A gente acaba desenvolvendo um sentimento de pertença, um compromisso com os grupos a que vamos nos engajando na web!
    Muito instigante!

    Abraços! [ ]

    ResponderExcluir
  17. É possível, tornar-se parte desse mundo,é só começar e perder o "medo".Creio que o grupo de estudos nos enriquecerá muito .

    ResponderExcluir
  18. Entedo que além de poder visitar e utilizar os conteúdos da web, posso ser uma autora desta construção. E este passo que estou dando é muito importante para minha profissão quanto para minha vida. A mudança foi tão grande que já estou aqui postando meu comentário, antes só entrava, lia e fehva os artigos sem me atrever a comentar. O desafio ou dificuldade é começar a usar estas ferramentas em sala de aula. Pois até hoje não produzi nem uma aula diferente (data-show). Espero superar este limite.

    ResponderExcluir
  19. a velocidade da informação deste mundo globalizado em que vivemos é quase impossivel não estar conectado e a internete hoje é nossa grande ferramenta para estarmos atualizados e também para poder compĺementar a aula.

    ResponderExcluir
  20. Cleiva, Liliane e Dilene!

    Sejam bem-vindas ao Elisa em rede! e à web!
    Vamos aprender juntas! Não há coisa melhor!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. para que a minha presença online aconteça eu tenho que derrubar algumas resistências existentes e sei que a principal é aquela desculpa de falta de tempo.A participação na web abre mil possibilidades de informações e é sem dúvida um desafio.Fico feliz em poder acompanhar os comentarios das colegas e mesmo não tendo postado corretamente o meu comentario , eu participei. As limitações são muitas mas acretito que tenho o principal que é a vontade de aprender.

    ResponderExcluir

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!
Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção "Nome/URL". Não é obrigatório preencher a URL.
A opção "ANÔNIMO" permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.