(...) "recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base tecnológica"(Wikipedia).Essa é uma definição para objetos de aprendizagem. A seguir, alguns exemplos:
- Quintal da Cultura
Aqui no Quintal, a criançada pode brincar e assistir a uma programação inteligente! Ludovico e Doroteia são dois irmãos de cabelos coloridos e muita criatividade na cabeça; Minhoquias é uma minhoca maluca e tagarela; e Quelônio, um sábio jabuti de mais de cem anos. Juntos, eles vivem muitas aventuras, inventam brincadeiras, contam histórias, fazem bagunça e convidam todos os dias a molecada para brincar com eles no Quintal.
- Banco Internacional de Objetos Educacionais
Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino.
- RIVED
O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.
- Educopedia
A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora.Uma entrevista que vale a pena ser lida: Objetos de aprendizagem a serviço do professor:
É possível inserir esse objetos de aprendizagem em nossas aulas? Como?
Deixa tua opinião nos comentários.Depois, é muito importante que preenchas o formulário Elisa em rede.
Oi, Su. Cada vez mais me encanto com as TIC. Já enviei uns endereços pra minha nora que trabalha com os primeiros anos do E.F. Ela vai amar!!!
ResponderExcluirParabéns, amiga, pela dedicação e competência.
Abraços,
PARABÉNS SUELY!
ResponderExcluirAdorei este espaço, é fantástico. Com certeza é muito proveitoso e enriquecedor das nossas aulas e prática pedagógica. Levar os alunos e comunidade em geral a novos desfios é o caminho para superações e aprendizagens. Grande beijo. Obrigada. THANAHNY
É possível, basta ter força de vontade, pois alunos e professores aprendem juntos e a aula fica mais dinâmica. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirtudo é possível quando as pessoas se propõem a realmente não se ater somente ao planejamento de ações, mas fazer com que as mesmas se efetivem. barreiras, existem muitas, como em todo lugar que as mudanças são necessárias, os focos dessa resistência com essas mudanças, não são importantes, o mais importante é buscar um ensino que contemple todos, que favoreça a aprendizagem e o posterior desenvolvimento, além das reflexões necessárias sobre os processos que estruturam a aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluirsim. nós temos que pesquisar sites que ajudam os alunos a aprender e não deixar que eles entrem em qualquer sit que muitas veses tem materiais que não são muito bons para eles e não ensinam muito. Nós temos que dominar essas ferramentas para depois ensinar eles.
ResponderExcluirsim com um pouco de ações inovadoras, podemos acrescentar muito na construção do conhecimento dos alunos. Podemos fazer muito com o auxílio das tecnologias, o uso da informática nas aulas pode propor o aumento do conhecimento tanto da disciplina expecífica ou quanto da informática mesmo.
ResponderExcluirMuito interessante uma experiência muito legal,espero eu retornar para obter maior aproveitamento.
ResponderExcluirAdorei. Já me sinto convidada a participar das oficinas.
ResponderExcluirAté porque nada sei,sobre computação. Saio hoje daqui
vitoriosa. Obrigado.
Adorei os momentos q passei aqui , aprendi coisas novas e estou levando alguns sites pra minha filha professora de matemática, sei q vão ser úteis pra facilitar as aulas. Parabéns a todos, direção e instrutores.
ResponderExcluirO laboratório de vcs é dez, digo cem.
é possível sim.os alunos fazem a leitura dos contos infantis e logo após eles criarão um novo final para sua história.
ResponderExcluir